Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/258
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFERREIRA, Rogério Valença
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:00Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:00Z
dc.date.issued2008
dc.identifier.citationFERREIRA, Rogério Valença. Mapeamento geomorfológico e de processos erosivos da bacia hidrográfica do rio Botafogo, PE, utilizando técnicas de geoprocessamento. 2008. Tese (Doutorado em Geociências) - Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/258
dc.descriptionTese Doutorado em Geociências
dc.description.abstractEste trabalho apresenta os resultados dos estudos geomorfológicos, sedimentológicos e dos processos erosivos da bacia hidrográfica do rio Botafogo BHRB),localizada a 40Km ao norte da Cidade do Recife, Pernambuco, Nordeste do Brasil. Para o tratamento e análise das bases cartográficas e de sensoriamento remoto, foram utilizadas técnicas de geoprocessamento,cujos dados obtidos foram validados e complementados com o trabalho de campo.O produto de síntese da pesquisa é o mapa geomorfológico e de processos erosivos da BHRB, na escala de 1:50.000, elaborado a partir da construção de um modelo digital do terreno(MDT),interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite, no qual foram mapeados oito conjuntos de formas de relevo semelhantes, agrupados em modelados de degradação e agradação, além da identificação e localização dos processos erosivos atuantes: colinas em rochas cristalinas (2,6Km2=1% da área da BHRB);vertentes(165,9Km2=63%); tabuleiros sobre sedimentos da Unidade Infra-Barreiras (45,0Km2=17%);tabuleiros sobre sedimentos da Formação Barreiras(11,8Km2=4%); vales de fundo plano (23,2Km2=9%); vales incisos (2,9Km2=1%); planícies fluviais (10,5Km2=4%); planícies intertidais (3,6Km2=1%). Para a definição da unidade mapeada como tabuleiros em sedimentos da Unidade Infra-Barreiras, foi realizado um estudo mais detalhado, com a elaboração de perfis estratigráficos, incluindo análises químicas e sedimentológicas. De acordo com estes resultados, pode-se sugerir que as frações granulométricas silte-argila e areia média são os parâmetros que mais distinguem a Unidade Infra-Barreiras da Formação Barreiras. Aplicando este resultado de forma prática como argumento de distinção para as amostras analisadas, pode-se propor que a razão matemática entre as frações silte-argila e areia média fornece o valor que distingue as duas Unidades Geológicas. Desta forma,verifica-se que, quando a razão silte-argila/areia média for maior que 1, tem-se um sedimento característico da Unidade Infra-Barreiras, enquanto que para valores menores que 1,caracterizam os sedimentos coletados na Formação Barreiras.O Mapa de potencialidade à erosão apresentou três classes do potencial de vulnerabilidade para a BHRB: Alta 11,8Km², correspondente a 5 % da área; Média 154,5Km²(=60%); Baixa 90,5Km²(=35%)
dc.languagept_BR
dc.subjectEROSÃO
dc.subjectSEDIMENTOLOGIA
dc.subjectGEOMORFOLOGIA
dc.subjectBACIA HIDROGRÁFICA
dc.subjectGEOPROCESSAMENTO
dc.subjectGIS
dc.subjectBRASIL
dc.subjectPERNAMBUCO
dc.titleMapeamento geomorfológico e de processos erosivos da bacia hidrográfica do rio Botafogo, PE, utilizando técnicas de geoprocessamento
dc.typeThesis-
dc.localRecife
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_rogerio_ferreira.pdfproducao cientifica68,6 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.