Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/333
Registro completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMUNIS, Marcos de Barros
dc.date.accessioned2013-12-10T19:02:09Z
dc.date.available2013-12-10T19:02:09Z
dc.date.issued2009
dc.identifier.citationMUNIS, Marcos de Barros. Caracterização geomagnética do Gráben Purus e suas implicações na evolução das bacias do Solimões e do Amazonas. 2009. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009.
dc.identifier.urihttps://rigeo.sgb.gov.br/handle/doc/333
dc.descriptionTese Doutorado em Engenharia Civil
dc.description.abstractO Gráben Purus, uma feição de grande espessura de sedimentos do Proterozóico superior, coincide, em seu limite leste, com o Arco Purus. Este separa as bacias do Solimões e do Amazonas e foi definido no final da década de cinqüenta, baseado em dados de poços e|sísmica refração. A leste de seu eixo ocorrem sedimentos devonianos. Na região do arco, a seqüência carbonífera superior (Pensilvaniano) está em contato direto com rochas do neo-Proterozóico, e o Devoniano (ou mesmo Siluriano) só volta a ocorrer a mais de 200 km a oeste do eixo do arco. Com as descobertas de óleo, gás e condensado na Bacia do Solimões o conhecimento geológico aumentou muito nesta bacia, porém os estudos vão escasseando para leste, em direção ao eixo do arco e o mesmo ocorre na Bacia do Amazonas, quando se vai para oeste|em direção ao mesmo arco. Recentemente, foi sugerido um gráben invertido na região, porém seus limites e comportamento estrutural permanecem ainda nebulosos. Esta tese utiliza antigos dados aeromagnéticos reprocessados e micronivelados, aos quais se aplicou a redução ao pólo, a continuação para cima, a deconvolução de Euler e a inclinação do sinal analítico,que, juntos com dados gravimétricos terrestres e descrição dos poucos poços disponíveis|permitiu um significativo aumento no conhecimento do comportamento estrutural do gráben, de seus limites e da influência na propagação de esforços tectônicos, os quais propiciaram diferentes assinaturas magnéticas nas duas bacias. Feições magnéticas provenientes de fontes|profundas, paralelas ao atual curso do rio Solimões/Amazonas, são evidências claras de atividades neotectônicas na região
dc.languagept_BR
dc.subjectGEOLOGIA ESTRUTURAL
dc.subjectBACIAS HIDROGRÁFICAS
dc.subjectBRASIL
dc.titleCaracterização geomagnética do Gráben Purus e suas implicações na evolução das bacias do Solimões e do Amazonas
dc.typeThesis-
dc.localRio de Janeiro
Aparece nas coleções:Teses

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tese_marcos_munis.pdfproducao cientifica6,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


O uso do material disponibilizado neste repositório deve ser feito de acordo e dentro dos limites autorizados pelos Termos de Uso.