Sistema de alerta hidrológico da bacia do rio Doce: relatório técnico de operação no período de novembro de 2020 a março de 2021

Resumo

Há mais de 20 anos o Serviço Geológico do Brasil – CPRM, por meio da Superintendência Regional de Belo Horizonte (Sureg-BH), opera o Sistema de Alerta Hidrológico na bacia do rio Doce, em parceria com a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA). O Sistema de Alerta contra enchentes é uma medida não estrutural adotada para a prevenção/mitigação de prejuízos causados por eventos de cheias nas bacias hidrográficas. Neste contexto, o presente estudo irá apresentar os principais resultados da operação 2020-2021 do Sistema de Alerta do rio Doce, em sua etapa de operação ativa, ou seja, cobrindo o período chuvoso entre os meses de outubro de 2020 a março de 2021 na Região Sudeste do Brasil, no qual foram emitidos 140 boletins técnicos contendo os níveis dos rios Piranga, Piracicaba, Santo Antônio, Doce, e Suaçuí Grande, e que podem contribuir como instrumento para a prevenção/mitigação dos efeitos causados por eventos de cheias nessas localidades.

Descrição

Palavras-chave

Citação

COELHO FILHO, José Alexandre Pinto; MATOS, Artur José Soares; MOTTA, Breno Guerreiro da. Sistema de alerta hidrológico da bacia do rio Doce: relatório técnico de operação no período de novembro de 2020 a março de 2021: relatório de atividades n°1. Belo Horizonte: CPRM, 2021.

URI - Use o link abaixo para citar este item

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por