Aplicação do modelo de Balanço Hídrico Sequencial diário (BALSEQ) para estimativa da taxa de recarga na bacia sedimentar do Rio do Peixe – PB

Resumo

Para o gerenciamento integrado das bacias hidrográficas é fundamental o uso racional dos recursos hídricos superficiais e subterrâneos. Geralmente, nas regiões em que ocorre a escassez da água, as águas subterrâneas tendem a ser super exploradas. Entretanto, no longo prazo esta prática é insustentável e apenas a política em que a explotação esteja vinculada com a recarga seria apropriada. A reposição ocorre através da infiltração durante as chuvas (recarga). Este trabalho tem como objetivo aplicar o modelo de Balanço Hídrico Seqüencial Diário (BALSEQ) – uma combinação do modelo de balanço hídrico do tipo tanque linear incorporado ao método de número de curvas (CN) do U.S. Soil Conservation Service (SCS). Dados de precipitação e evapotranspiração no período de 2004 à 2006 foram utilizados para estimar a taxa de recarga anual na bacia sedimentar do Rio do Peixe. O estudo foi financiado por um programa especial do Ministério da Ciência e da Tecnologia do Brasil que foi iniciado em 2004. O modelo parece capaz de fornecer estimativas realísticas da recarga.

Descrição

Palavras-chave

URI - Use o link abaixo para citar este item

Citação

Brito, Gracieli Louise Monteiro et al. Aplicação do modelo de Balanço Hídrico Seqüencial diário (BALSEQ) para estimativa da taxa de recarga na bacia sedimentar do Rio do Peixe - PB. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL SOBRE ÁGUA EM REGIÕES ÁRIDAS E SEMI-ÁRIDAS, 2., 9-12 set., 2007, Gravatá, PE. Anais. Porto Alegre: ABRH, 2007. p. 1-4.

Links relacionados

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por