Padrões de relevo e classes de suscetibilidadea movimentos de massa nos estados do RS e SC: correlações a partir dos produtos do Projeto Cartas de Suscetibilidade (CPRM)

Resumo

Em atendimento às diretrizes da Lei Federal 12.608/2012, que estabelece a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), e sob coordenação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o Projeto Cartas de Suscetibilidade a Movimentos Gravitacionais de Massa e Inundações, desde o ano de 2013, tem executado o mapeamento na escala 1:25.000 de áreas suscetíveis a processos do meio físico, cuja dinâmica pode gerar desastres naturais. No caso dos movimentos de massa, a identificação das classes de alta, média e baixa suscetibilidade baseia-se em modelagem estatística que leva em conta fatores predisponentes do terreno frente à ocorrência de deslizamentos, destacando-se como insumos o mapeamento de padrões de relevo, declividades, densidade de lineamentos e as curvaturas das vertentes. Utilizando como universo amostral as cartas de 50 municípios mapeados pelo Projeto nos Estados do RS e SC, este trabalho avalia a correlação entre padrões de relevo e curvaturas de vertente com as classes de suscetibilidade a movimentos de massa, a partir de suas frequências de ocorrência em cada classe. Busca-se, assim, identificar os cenários geomorfológicos preferenciais à ocorrência de movimentos gravitacionais de massa.

Descrição

Palavras-chave

URI - Use o link abaixo para citar este item

Citação

NORONHA, Fábio de Lima; KEPEL FILHO, José Luiz; DANTAS, Marcelo Eduardo; BRESSANI, Luiz Antônio. Padrões de relevo e classes de suscetibilidadea movimentos de massa nos estados do RS e SC: correlações a partir dos produtos do Projeto Cartas de Suscetibilidade (CPRM). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEOLOGIA DE ENGENHARIA E AMBIENTAL, 15., 2015, Gramado. Anais [...]. Gramado: ABGE, 2015. 1 CD ROM.

Links relacionados

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por