Mapeamento geomorfológico e de processos erosivos da bacia hidrográfica do rio Botafogo, PE, utilizando técnicas de geoprocessamento

Data

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Tipo

Tipo de acesso

Local

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados dos estudos geomorfológicos, sedimentológicos e dos processos erosivos da bacia hidrográfica do rio Botafogo BHRB),localizada a 40Km ao norte da Cidade do Recife, Pernambuco, Nordeste do Brasil. Para o tratamento e análise das bases cartográficas e de sensoriamento remoto, foram utilizadas técnicas de geoprocessamento,cujos dados obtidos foram validados e complementados com o trabalho de campo.O produto de síntese da pesquisa é o mapa geomorfológico e de processos erosivos da BHRB, na escala de 1:50.000, elaborado a partir da construção de um modelo digital do terreno(MDT),interpretação de fotografias aéreas e imagens de satélite, no qual foram mapeados oito conjuntos de formas de relevo semelhantes, agrupados em modelados de degradação e agradação, além da identificação e localização dos processos erosivos atuantes: colinas em rochas cristalinas (2,6Km2=1% da área da BHRB);vertentes(165,9Km2=63%); tabuleiros sobre sedimentos da Unidade Infra-Barreiras (45,0Km2=17%);tabuleiros sobre sedimentos da Formação Barreiras(11,8Km2=4%); vales de fundo plano (23,2Km2=9%); vales incisos (2,9Km2=1%); planícies fluviais (10,5Km2=4%); planícies intertidais (3,6Km2=1%). Para a definição da unidade mapeada como tabuleiros em sedimentos da Unidade Infra-Barreiras, foi realizado um estudo mais detalhado, com a elaboração de perfis estratigráficos, incluindo análises químicas e sedimentológicas. De acordo com estes resultados, pode-se sugerir que as frações granulométricas silte-argila e areia média são os parâmetros que mais distinguem a Unidade Infra-Barreiras da Formação Barreiras. Aplicando este resultado de forma prática como argumento de distinção para as amostras analisadas, pode-se propor que a razão matemática entre as frações silte-argila e areia média fornece o valor que distingue as duas Unidades Geológicas. Desta forma,verifica-se que, quando a razão silte-argila/areia média for maior que 1, tem-se um sedimento característico da Unidade Infra-Barreiras, enquanto que para valores menores que 1,caracterizam os sedimentos coletados na Formação Barreiras.O Mapa de potencialidade à erosão apresentou três classes do potencial de vulnerabilidade para a BHRB: Alta 11,8Km², correspondente a 5 % da área; Média 154,5Km²(=60%); Baixa 90,5Km²(=35%)

Descrição

Tese Doutorado em Geociências

Palavras-chave

Citação

FERREIRA, Rogério Valença. Mapeamento geomorfológico e de processos erosivos da bacia hidrográfica do rio Botafogo, PE, utilizando técnicas de geoprocessamento. 2008. Tese (Doutorado em Geociências) - Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2008.

URI - Use o link abaixo para citar este item

Coleções

Avaliação

Revisão

Suplementado Por

Referenciado Por